Quais são os alimentos proibidos para diabéticos?

Mas falar de proibições alimentares pode soar muito forte, há ocasiões em que não há mais remédio. E não nos referimos apenas às alergias, nos referimos a outras doenças, como a diabetes, cujos efeitos se podem acentuar se não seguirmos uma dieta adequada. Com este tipo de doenças, se aprende a conviver, a cura não existe; então, teremos que conhecer os alimentos proibidos para diabéticos se queremos tornar mais fácil esta convivência e evitar sustos por comer o que não toca.


Mas antes de falar sobre os diferentes tipos de alimentos que você deve retirar da sua dieta, se você é diabético, convém lembrar que existem diferentes tipos de diabetes, e que um alimento é proibido para um tipo de diabéticos não tem por que estar para o outro. Cada pessoa é um mundo, e o seu médico é o único que te conhece o suficiente para recomendar uma alimentação ou de outra, proibir alimentos em sua dieta, etc., O que vamos ver aqui é uma lista de alimentos que podem acentuar os efeitos da diabetes.


1. Os produtos açucarados fora!


Se você conhece algum diabético sabe que nunca come alimentos com açúcar, o que inclui o mel, o chocolate, os bolos, o xarope, o sorvete, doces, produtos de pastelaria industrial, biscoitos doces, snacks doces industriais, doces, bolos, etc., Quando falamos de açúcar fazemos tanto do açúcar refinado como do açúcar mascavo, que no caso dos diabéticos não é nenhuma alternativa a ter em conta. Os sumos açucarados, refrigerantes ou adoçantes artificiais não têm oco nessa dieta.


2. Os produtos lácteos inteiros: limitados


Mas o açúcar não está presente exclusivamente em doces e os refrigerantes, o encontramos em muitos outros alimentos, e um dos casos mais comuns são os lácteos. Pequeno-almoço-um copo de leite ou comer um iogurte para fazer piquenique é uma boa idéia, desde que sejam desnatados ou light. A busca do sabor ou light aplica-se a todos os produtos lácteos, incluindo a manteiga ou queijo, assim que variedades como o cottage ou queijo em creme melhor não julgá-los. O mesmo podemos dizer de creme de leite, apesar de existirem versões light.



3. As farinhas refinadas


A farinha de trigo integral é muito mais saudável do que os refinados, e nos fornece uma grande quantidade de fibras. Estas farinhas refinadas, a farinha branca de toda a vida, encontramos em produtos tão comuns como o pão branco, massas, incluindo a pizza-, os biscoitos ou bolachas de que falávamos antes. Por sorte, podemos preparar biscoitos ou bolachas muito mais saudáveis em casa, usando farinha de trigo integral.


Os efeitos das farinhas refinadas em saúde



4. Alimentos fritos e/ou gordurosos


A razão é simples, os alimentos fritos acabam convertendo-se em açúcar no sangue, assim que melhor optamos por hornearlos ou hervirlos, muito mais saudável. Por se fosse pouco, as gorduras saturadas nesses alimentos são prejudiciais para a saúde, aumentando o colesterol e o risco de obesidade ou de sofrer problemas cardiovasculares. Algo semelhante podemos dizer que os alimentos gordurosos (carnes magras não, gemas de ovo, frios, etc): seu consumo faz com que aumente o colesterol, e com ele o risco de sofrer um problema cardiovascular, obesidade, etc.



5. O curioso caso de frutas e legumes


Todo mundo sabe que, se deixamos de comer frutas e legumes nossa saúde é resentirá rapidamente, assim que não parece uma boa idéia. No entanto nos deparamos com frutas como manga ou as uvas passas que, pelo seu conteúdo em açúcar e aporte calórico, não devem fazer parte da dieta de um diabético; ou, em qualquer caso, fazê-lo de forma muito esporádica. Cuidado com os frutos secos, porque, se as compras salgados também não deve comê-los, da mesma forma que outros alimentos com um alto nível de sódio, como os molhos de salada e molhos preparados ou os salgadinhos.

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