Quais são os alimentos macrobiótica?

“Somos o que comemos”. Esta frase é a pedra angular da comida viver com saúde. Esta alimentação, baseada em cereais, frutas, legumes e grãos está ganhando cada dia mais seguidores, todos aqueles que acreditam que a mente sã em um corpo também saudável.


Apesar de se considerar que os alimentos macrobiótica formam um regime muito saudável, para muitas pessoas é uma dieta perigosa, entre outras razões, porque o baixo aporte de proteínas pode causar uma desnutrição. Em qualquer caso, o mais indicado sempre é consultar com um profissional e realizar os estudos médicos pertinentes.


As origens da comida viver com saúde


A dieta viver com saúde baseia-se na medicina chinesa e o budismo zen, para os quais a saúde depende do equilíbrio de dois princípios da natureza: o yin (feminino, escuro e frio) e o yang (masculino, luminoso e quente). Este equilíbrio é alcançado com uma alimentação adequada, a serenidade espiritual e a tolerância.


Segundo esta teoria, a cada alimento é considerado como “yin” ou “yang”, ou uma combinação de ambas as coisas. A dieta ideal é aquela que torna possível que estas duas forças se equilibrem no interior do corpo.


Alimentos permitidos e proibidos na dieta viver com saúde


A alimentação viver com saúde é uma forma de comida vegetariana, com a evitar várias doenças. Os alimentos se integram os diferentes componentes das forças da natureza.



  • Entre os alimentos proibidos são: carne, ovos, laticínios e outros derivados, pão, cereais refinados, açúcar e café. No caso do tomate, o pimentão e a batata, ingeridos em excesso, deixam de ser saudáveis.

Africa Studio || Shutterstock



  • Alimentos específicos da dieta macrobiotica: na alimentação viver com saúde é dada esta denominação, alimentos específicos, alguns como as algas, produtos derivados da soja, chás verdes, o missô, etc.

Exemplos de receitas cem por cento macrobiótico


muitos exemplos, que podem ser combinados com os alimentos permitidos, cozidos em seu próprio suco e sem gordura. Com este tipo de menus, na dieta viver com saúde assegura-se de que é possível combater qualquer doença com a alimentação.



Como comer os alimentos da dieta viver com saúde?


Não se trata necessariamente de uma dieta para emagrecer. A chave é tratar cada ingrediente e cada preparação através de técnicas que respeitem as propriedades particulares de cada um dos alimentos.



  • Os cereais integrais constituem 50% do total da alimentação diária: entre eles, o trigo normal e o sarraceno, o centeio, cevada, aveia, milho, arroz, milho, e o cuscuz.



  • 25% da alimentação diária estaria composto por legumes e verduras cozidas.


  • Uma ou duas vezes ao dia, tomar uma xícara de sopa de missô ou de soja, a que se acrescentam vegetais e algas.


  • 15% da alimentação diária é composto por legumes.


  • No que diz respeito às proteínas de origem animal, pode-se desfrutar de peixe branco duas vezes por semana e, em casos excepcionais, carne de frango e de peru.


  • Os ovos só os que estão fertilizados, três unidades por mês.



  • As bebidas e os líquidos tomam a sorvos, após as refeições, não durante a refeição.


  • A fruta melhor tomá-la cozida ou seca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *